De acordo com o relatório da UNODOC- United Nations Office on Drugs and Crime, aproximadamente 200 milhões de pessoas usam drogas ilícitas, o que corresponde as 4,8% da população adulta do planeta. No mundo, quase 25 milhões de pessoas são dependentes químicas. Somente na América do Sul, o número aumentou de menos 2 milhões para 2,5 milhões. Ainda, a ONU afirma que o crescimento do uso da droga no Brasil foi o principal fator para a elevação da taxa de consumo na região.
Como identificar os possíveis sinas de dependência química?
Mudança de comportamento: Mente com frequência, principalmente sobre o quanto está usando de drogas ou ingerindo bebida alcoólica. Evita familiares e amigos. Desiste de atividades que costumava curtir como esportes. Assume riscos, como sexuais ou dirigir sob influência de alguma substâncias Fica fissurado por drogas ou bêbado regularmente. Pressiona outras pessoas para usar ou beber.
Alteração de Humor: Sente que precisa usar ou beber para se divertir. Se sente deprimido, sem esperança ou com ideação suicida.
Quais são os sintomas do abuso ou dependência de drogas?
Uso contínuo de substâncias: Passa muito tempo obtendo, usando ou se recuperando do uso de drogas e álcool. Usa ou bebe quantidades maiores do que o de costume ou por longos períodos de tempo, interferindo trabalho ou tarefas.
Abstinência: Quer ou tenta reduzir ou controlar o uso de drogas ou álcool sem sucesso. Apresenta sintomas de abstinência se ão estiver usando drogas ou álcool, E usa álcool ou outro medicamento para evitar tais sintomas.
Adaptado:
https://www.tuasaude.com/efeitos-das-drogas/https://hospitalsantamonica.com.br/dependencia-quimica/
AMANDA (4)
Comentários
Postar um comentário