De acordo com o Manual de Diretrizes a pessoa com Síndrome de Down, o cuidado a essas pessoas deve estar alinhado as políticas públicas já existentes no que diz respeita as políticas de humanização, saúde da mulher, da criança e do idoso, além de usar dos príncipios da clínica ampliada. Sendo assim, incentiva-se o trabalho em equipe multiprofissional. Segue abaixo alguns cuidados indicados pelo manual:
- O cuidado com a saúde do adulto e do idoso com SD deve estar focado na manutenção de um estilo de vida saudável (alimentação, higiene do sono e prática de exercícios).
- Nesta fase é importante que seja trabalhado com a família as questões de independência e planejamento futuros quanto aos cuidados e manutenção financeira da pessoa com SD.
- As mulheres adultas devem seguir uma rotina de acompanhamento ginecológico anual e os homens devem seguir rotina de acompanhamento urológico.
- Alterações de comportamento devem ser notadas com atenção especial, pois podem significar depressão ou deterioração mental pelo risco aumentado de
Alzheimer e envelhecimento precoce.
Esses são apenas alguns dos cuidados trazidos pelas Diretrizes de Atenção à pessoa com Síndrome de Down, para saber mais sobre o assunto recomenda-se sempre que o leitor converse com profissionais e busque informações de associações e organizações destinadas ao assunto.
Júlia M. Campos.
Comentários
Postar um comentário