RELAÇÃO ENTRE APOPTOSE E LÚPUS


  Apoptose é uma forma de morte celular, conhecida popularmente por "suicídio celular", já que a célula não morre por processo natural: necrose. Como esse processo estaria associado ao lúpus?
  O lúpus é uma doença autoimune crônica, que acaba realizando diversas alterações linfocitárias, modificando a função das células Th1 e Th2. Tais células devem sempre estar em harmonia com todo o sistema e seu desequilíbrio acaba criando um número maior de citocinas, que acaba induzindo uma ativação anormal das células T, gerando um aumento do processo inflamatório e morte celular induzida por ativação (apoptose).
  A apoptose é uma reação normal, mas quando acontece de maneira exagerada pode levar a maior exposição de autoantígenos, já que o nosso próprio sistema não reconhece aquela produção elevada de T, que acaba gerando citocinas e por diante a apoptose e inflamações, por isso ataca seu próprio sistema na busca de equilibro. As inflamações podem ser em vários níveis e atingir tecidos e função dos órgãos, iniciando uma crise da doença.



GLOSSÁRIO:

- O que são células Th1 e Th2?
São células produzidos por linfócitos T CD4.

- Qual a diferença?
Th1 produzem principalmente a IL (interleucina)-2, TNF (fator de necrose tumoral)-alfa e INF (interferon)-gama, os quais geralmente são responsáveis pela resposta imunológica mediada por células.
Th2, por sua vez, são responsáveis pela produção de IL-4, IL-5, IL-10 e IL-13, que desencadeiam a resposta imunológica humoral.

Autores: Camila Marchi, Mayke Silva e Nathália Scremin. Grupo 05.


⇌ clique aqui e confira mais publicações sobre lúpus ⇋

Comentários